Por Luan Cezário
Na manhã desta quarta-feira (04), teve início oficialmente a Semana de Integração 2026, com a realização da aula inaugural no Auditório Raízes Literárias. Os novos estudantes do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e seus responsáveis tiveram a oportunidade de conhecer o corpo docente, a equipe administrativa, o Grêmio Estudantil e os diferentes setores da instituição.
Com o auditório lotado, o diretor Marden Marques abriu o evento, destacando a satisfação em receber os novos alunos. Em seguida, o diretor substituto, Juliano Almeida, ressaltou a importância de valorizar a conquista do ingresso no Colégio Técnico e alertou para a preservação do patrimônio público, bem como para o respeito aos valores e às normas institucionais. “Valorizem o local onde vocês estão hoje. Sei que este é um momento de grande alegria para vocês e para suas famílias, mas não se percam no caminho”, afirmou o professor.

Auditório Raízes Literárias lotado. Foto: Luan Cezário/CTUR
A aula inaugural contou com a participação do professor doutor Lucas Alves Jural, egresso do CTUR. Durante sua fala, Lucas compartilhou sua trajetória profissional, dando ênfase à sua vivência enquanto estudante do Colégio Técnico. Para iniciar a apresentação, utilizou como referência o samba-enredo da escola de samba Salgueiro deste ano, cujo verso diz “Nem melhor, nem pior”, ao qual acrescentou: “Nem melhor, nem pior. Apenas uma escola diferente”. A partir dessa abertura, o ex-estudante enalteceu o CTUR, destacando-o como uma instituição que acolhe e prepara seus alunos para um futuro de sucesso.

Lucas Jural apresentando sua trajetória profissional, ao fundo o slide com os dizeres: “Nem melhor, nem pior. Apenas uma escola diferente”. Foto: Luan Cezário/CTUR
Lucas afirmou sentir-se em casa no CTUR e frisou o impacto que o colégio teve em sua formação pessoal e profissional. “Estar no CTUR é estar em um lugar para o qual tenho certeza de que sempre posso voltar, onde sempre serei bem acolhido. É reconhecer que se trata de uma escola viva, que continua desenvolvendo suas atividades com excelência, sempre com maestria e com retorno para a sociedade. Uma escola que promove um aprendizado significativo, que levo até hoje na minha forma de ser professor”, destacou.
Richard Cauê é um dos novos alunos que chegam ao Colégio Técnico neste ano. Ingressante no curso de Agroecologia, ele contou estar surpreso com a magnitude e a beleza do campus e destacou que escolheu o CTUR por ser uma instituição de referência. “Aqui é muito grande, a escola é linda demais. Temos professores com mestrado e doutorado. Vou sair daqui com uma base muito forte para prestar diversos concursos, com uma formação técnica de qualidade. Assim, poderei seguir esse caminho na área agrícola”, afirmou.
A programação da Semana de Integração segue a todo vapor. Ainda nesta quarta-feira, no período vespertino, acontece a aula inaugural para as turmas 15 e 18, da concomitância externa. Já no período noturno, será realizada a aula inaugural do curso Técnico em Agrimensura, além da integração com os coordenadores do curso e da ambientação no SIGAA. Na quinta-feira (05/02), ocorrerá a integração com os coordenadores de curso e a ambientação no SIGAA, nos períodos matutino e vespertino. Na sexta-feira (06/02), será realizada a integração dos estudantes com o Grêmio Estudantil.
Para acompanhar toda a programação, acesse o Instagram oficial do CTUR: @ctur.ufrrj.