2023 – Visita Técnica do CTUR a Expointer 2023 na cidade de Esteio – Rio Grande do Sul

Nos anos de 2013, 2014 e 2015, o Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realizou um ambicioso projeto: participar da Expointer, na cidade de Esteio, Rio Grande do Sul. Um dos eventos Agroindustriais mais relevante do mundo.

Esse projeto foi retomado em 2023, graças ao apoio da Administração do CTUR, professores, técnicos administrativos, discentes e, sobretudo, pais e responsáveis. Apesar de complexo, o projeto é simples: fornecer aos discentes dos cursos técnicos de Hospedagem, Meio Ambiente e Agroecologia uma imersão no mercado de trabalho, à partir de contato com empresas, profissionais, associações do setor onde os futuros profissionais irão se inserir. E, claro, uma formação cultural que somente in loco é possível.

O desafio era imenso: recursos escassos, custos de viagem para os estudantes, profissionais aptos a ir, dentre outros desafios. Uma questão estava acima de todas: Quais alunos poderiam ir? Houve, porém, rígidos critérios de seleção do alunado que partiria na Comitiva do CTUR: Frequência, Participação e Notas. Alunos que não se encaixavam nesse critério não poderiam se candidatar. Coube à administração angariar recursos para os custos de transporte, incluindo veículo próprio, totalmente revisado e apto e equipe de motoristas amplamente qualificados. Aos pais, a responsabilidade do entendimento direto com a Administração e professores coordenadores, o que se fez durante todos os dias das atividades e em tempo real. Os professores coordenadores garantiram a sinergia positiva entre os alunos, Administração e pais/responsáveis, além de, literalmente, abrir caminho aos cturianos.

Importante ressaltar a presença e forte atuação de estagiários de graduação, todos já formados pelo CTUR, cabendo a eles o auxílio direto aos professores no acompanhamento dos estudantes durante todo o tempo de viagem. Os estudantes conheceram Técnicos já formados, atuando em diversas funções, sendo alguns com graduação posterior à formação Técnica. Interagiram com indígenas, agricultores familiares (no Sul se apresentam como Colonos), vislumbraram a potência do Agronegócio e também a firmeza gigantesca da Agricultura Familiar. Trocaram impressões com alunos de diversas Escolas Técnicas que também vieram prestigiar a Expointer.

Em todos os passos, a Comitiva do CTUR foi muito bem recebida! O Turismo, por sua vez, não faltou! Muitos alunos sequer tinham ido ao centro da cidade do Rio de Janeiro, e ir aos rincões do Rio Grande do Sul era impensável por parte de muitos deles. A Comitiva do CTUR passou por muitas cidades do nosso estado, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, e, finalmente, Rio Grande do Sul. Muitas cidades e sotaques! Em destaque, conhecemos um pouco de Gramado, Canela e Nova Petrópolis (nossa base). A viagem de volta foi marcada por novos sonhos, criados à partir dessa atividade. Foram mais de sessenta horas de estrada, sempre com muita segurança. Que venham outras! Esse projeto só foi possível graças à união e bom propósito dos envolvidos! Unimos ainda, formação Técnica e Cidadania. Muito obrigado!


live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel