Atlética do CTUR tem ano recheado de títulos

Criada em 2023, a Atlética do Colégio Técnico da UFRRJ vem se destacando durante o ano de 2025, com muitas conquistas. Neste ano, a Atlética fez história nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro, vencendo no voleibol e no basquete. 

HISTÓRIA, 
A iniciativa surgiu do Grêmio Estudantil, na chapa Johanna Dobereiner, em colaboração com o professor de Educação Física, Leonardo da Silva. Na época, já aconteciam os tradicionais jogos de Interclasse, mas não havia uma organização para maiores atividades esportivas dentro do colégio. Inspirados pelas atléticas da UFRRJ, eles visavam realizar jogos fora da escola — intercolegiais, jogos escolares — e representar o CTUR. 

No início, havia apenas três modalidades: handebol, voleibol e futsal, nas categorias masculino e feminino. Com o passar do tempo, as modalidades foram se expandindo e abrangendo um número maior de estudantes. Hoje, já são seis, sendo elas: voleibol, basquete, futsal, voleibol de areia, futebol e handebol. Os esportes são abertos para todos, sem distinção de gênero. 

De acordo com o professor Leonardo, a Atlética almeja aumentar ainda mais suas modalidades, pela grande demanda dos alunos. “Queremos acrescentar, no ano que vem, o jiu-jitsu, que é um tipo de luta que muitos alunos pedem, e o beach tennis, porque temos uma quadra de areia hoje dentro do CTUR”, revelou Leonardo, que ainda completou: 
“O número de estudantes vem aumentando em busca de mais modalidades. Eu comecei no handebol com 12 meninas, em 2023. Hoje, tenho 48 meninas que querem aprender o handebol. O voleibol é a modalidade com maior número de interessados: 68 alunos, um número muito significativo.” 

DIAS ATUAIS 
Coordenados pelo professor Leonardo, os responsáveis pela organização da Atlética são os chamados “estagiários de Educação Física”, selecionados no início de cada ano letivo. Os estagiários são direcionados para funções específicas dentro da Atlética: diretoria, equipe de mídia, elaboração de eventos (como o Interclasse e a Copa CTUR) e a realização da prática esportiva juntamente com o professor. 

Neste ano, a Atlética do CTUR fez história em sua primeira participação nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). A equipe feminina de voleibol foi campeã da regional pela primeira vez na história do CTUR. Além do destaque no feminino, com as meninas do sub-17 conquistando o ouro, o voleibol masculino ficou em terceiro lugar. No basquete, o CTUR se consagrou campeão da fase regional do JERJ, representando com orgulho a Baixada Fluminense. 
   
 

Equipe feminina de voleibol conquista o primeiro lugar no JERJ. Foto: reprodução
 

Equipe masculina de voleibol conquista o terceiro lugar no JERJ. Foto: reprodução 

Equipe masculina de basquete se consagra campeã da fase regional do JERJ. Foto: reprodução 

Na Copa CTUR, o voleibol feminino triunfou mais uma vez e conquistou — de forma invicta — o ouro em cima da FAETEC do Rio de Janeiro. No masculino, ficaram com o vice-campeonato e, no futsal, tiveram uma atuação mais discreta. 

Equipe feminina de voleibol conquista o ouro de maneira invicta na Copa CTUR. Foto: reprodução 

Mesmo com pouco tempo de trabalho, a Atlética conseguiu feitos importantes nesta temporada. O professor Leonardo destacou o desempenho da equipe: 
“2025 foi um ano em que conseguimos obter bastante conquista, com pouco trabalho. Começamos com um foco maior neste ano, porém com um tempo menor de preparação. As duas categorias (vôlei) realizaram excelentes partidas, com bom rendimento em poucos meses. Foram três meses de trabalho e, com certeza, no ano que vem eles terão um rendimento ainda melhor”, afirmou o comandante da Atlética. 

ESPORTE E EDUCAÇÃO COMO TRANSFORMADORES SOCIAIS 
A Atlética promove a inclusão e o lazer dos alunos, visando não somente formar atletas ou conquistar títulos, mas também a boa formação dos estudantes. O professor Leonardo explica que a Educação Física atual não pode dar oportunidade apenas para aqueles que são considerados bons. 

Por esse motivo, existe no colégio o projeto de iniciação científica “A prática de motivação ao esporte do CTUR”, que oferece oportunidades a todos, independentemente do rendimento ou da qualidade física. “Os estudantes passam praticamente o dia todo dentro da escola, e o esporte oferece esse momento de lazer e descontração”, comentou Leonardo, que ainda completou: “O esporte é também uma ferramenta muito positiva pedagogicamente. Eu cobro deles: para participar do esporte você tem que ter assiduidade dentro da sala de aula, boas notas, respeitar o companheiro e as regras. Então, a gente atrela a Educação Física à formação de cidadãos, que acho ser o objetivo final do esporte dentro da escola.” 

Além do lazer e da inclusão, o esporte no ambiente escolar também se mostra importante para a saúde física e mental dos estudantes. “A cada ano, damos para a comunidade escolar a oportunidade de vivência esportiva, que favorece a melhora da saúde desse indivíduo, tanto mental quanto física. E isso também os ajuda no aprendizado dentro da sala de aula”, revelou o professor. 

COMO ME INSCREVO NA ATLÉTICA? 
No Instagram da Atlética (https://www.instagram.com/atletica_ctur?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw== ), você pode encontrar, na bio, um formulário de inscrições. É só informar seus dados e escolher a modalidade desejada. 


live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel