Em agosto de 2013, os alunos Paulo Andrade e Victória Araújo, da turma 16 do curso de Meio Ambiente, tiveram a ideia inicial de criar alguma atividade para beneficiar os alunos do CTUR, durante o tempo vago existente entre as aulas da manhã e tarde. A atividade em questão seria uma modalidade esportiva, que desse oportunidade para meninas e meninos praticarem, independentemente de qualquer característica física dos alunos. Os alunos procuraram o Jeimis, professor de Educação Física na época, que apoiou a iniciativa e incentivou-os na busca da modalidade.
Em setembro de 2013, nascia o Projeto Jiu-Jitsu CTUR/UFRRJ, que durou 2 anos, coordenado por Erley Cavalcante, Assistente de TI do colégio, graduado na faixa roxa pela Equipe GFTeam Vista Alegre – RJ. O projeto teve o apoio do diretor do colégio, Ricardo Crivano, dos professores de Educação Física Jeimis, Mário e Fábio, além do apoio dos responsáveis dos alunos que os autorizaram a participar da atividade.
A prática do Jiu-Jitsu no CTUR teve como objetivo trazer benefícios para a saúde do corpo e da mente, além de disciplinar o aluno e beneficiar o condicionamento físico e aprimoramento do relacionamento interpessoal.