Tendo em vista o crescente mercado profissional da área de Cinofilia no Brasil, se faz fundamental a organização de conteúdos técnicos em diversas sub áreas desse setor. Para tanto, o CTUR e o Diretório Acadêmico de Zootecnia se reuniram com o Departamento Carioca da Raça Buldogue Campeiro, braço da Federação Cinológica do estado do Rio de Janeiro em esforço inédito para o fortalecimento racional deste mercado.
Os eventos ocorrerão no CTUR, que apresenta infraestrutura adequada à realização das atividades, acrescentando que a Organização Mundial de Saúde, até o presente momento recomenda que reuniões em ambiente fechado só ocorram em casos de falta de opção.
Do calendário:
15 de Setembro – 1º Simpósio Cinotécnico – Abertura; mesa redonda 1 e mesa redonda 2
16 de setembro – 1º Simpósio Cinotécnico – demonstração de obediência, pastoreio, guarda.
17 de Setembro – 1º Open Show da Raça Buldogue Campeiro no estado do Rio de Janeiro e 3º encontro de Admiradores de Buldogue Campeiro no estado do Rio de Janeiro
Descrição das atividades:
1º Simpósio Cinotécnico – Temas envolvidos: raças brasileiras, mercado, bem estar animal.
1º Open Show da Raça Buldogue Campeiro no estado do Rio de Janeiro – Apresentação de plantel de canis do estado do Rio de Janeiro, com avaliação de juiz expoente da raça.
3º Encontro de Admiradores da Raça Buldogue Campeiro – encontro que objetiva divulgar orientações sobre bem estar animal.
Público alvo – estudantes e profissionais formados dos Cursos Técnicos em Agroecologia e Meio Ambiente, de Graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas, Zootecnia e Medicina Veterinária, cinófilos em geral.
Oportunidades – Durante os eventos, estudantes irão realizar atividades de apoio, a serem computados como horas de estágio; possibilidade de estágio em canis e outras empresas do setor; apresentar o segmento que está em franca ascensão no Brasil, estimulando, inclusive, o empreendedorismo.
Do Patrocínio – Será obtido mediante a necessidade de entrega de premiações, brindes aos participantes, passagens aéreas, etc. Não se dará através de recursos financeiros.
Da segurança – como os eventos incluem a presença de animais, estes não poderão transitar em todos os setores do CTUR. Mesmo a presença deles só ocorrerá após a verificação, por parte da equipe de apoio, da caderneta de vacina e a isenção de parasitos externos (pulgas e carrapatos).
Das inscrições – serão gratuitas. Será necessário inscrição para efeito de certificação.
Hoje foi realizado o primeiro dia do I Simpósio de Cinotecnia do Ctur. Apesar da chuva e do frio, os alunos participaram ativamente. Estiveram presentes nossos discentes do ensino médio, hospedagem, que fizeram coro com os de Agroecologia e meio Ambiente em participações interessantíssimas junto aos convidados. O crescente segmento Pet encantou o público ceturiano, que conheceu um pouco de algumas raças brasileiras e europeias, sobretudo sua história, desafios, sem deixar de esquecer sobre bem estar animal e postura ética de um profissional. Os patrocinadores ficaram impressionados com os conhecimentos dos estudantes. Os professores do Instituto de Zootecnia ficaram positivamente impressionados com o engajamento e os nossos egressos não esqueceram de sua raiz no ensino técnico. Agradeço o apoio da direção para a realização deste evento, um dos mais influentes do país. Não posso deixar de agradecer profundamente o apoio dos coordenadores do Meio Ambiente e Médio e dos técnicos administrativos e terceirizados que abrilhantaram com entusiasmo esse dia de início do evento. Foram iniciadas conversas para visitas técnicas, estágios e parcerias diversas com os envolvidos externos, fortalecendo ainda mais a qualidade do ensino de nossa instituição. Amanhã prosseguiremos com o dia dedicado a demonstrações diversas na área de adestramento. No sábado, o 1º open show da raça Buldogue Campeiro.
Abraço a todos.
Algumas imagens seguem:
Hoje, marcou o segundo dia do I Simpósio de Cinotecnia do Ctur. Apesar do frio, corações decididos permaneceram unidos em prol desse importante e continuamente crescente segmento de criação. Vieram incríveis palestrantes que falaram com nossos alunos sobre o mercado para o Adestrador profissional; o cão guia de cegos, que leva dignidade a inúmeras pessoas pelo Brasil; e, para grande impacto dentre nossos jovens, veio uma verdadeira tropa de cães da Receita Federal. Esses cães incríveis fizeram, de quebra uma dinâmica com o público, para boas risadas e certas preocupações. Uma manha inesquecível. Amanhã, os robustos Buldogues Campeiros, raça brasileira, encerrarão nosso grande evento.