EDIPOrg 2024 – Encontro de Divulgação da Produção Orgânica: 16 de setembro de 2024



Local: Auditório Gustavo Dutra – Prédio do Pavilhão Central – UFRRJ, Seropédica/RJ
Data: 16/09/2024
Horário: 13h



Endereço eletrônico com atualizações do evento:
https://sites.google.com/ufrrj.br/ediporg-2024





Apresentação

Na edição de 2024 do Encontro de Divulgação da Produção Orgânica (EDIPOrg) contempla a Produção Animal Orgânica: saiba o que obrigatório, proibido e recomendado. Por isso, buscamos inspiração no lema “Sistemas Orgânicos de Produção Animal” que oficialmente se estabelece em diferentes regiões no Brasil. O evento será composto de 4 sessões temáticas, 13 apresentações públicas oriundas de iniciativas da parte de instituições científicas / educacionais e profissionais de redes de cooperação, seguido por um espaço de perguntas e respostas. Acontecerá de forma presencial, sem a necessidade de inscrição prévia, com atividades ocorrendo no Auditório Gustavo Dutra, prédio do Pavilhão Central – UFRRJ, Seropédica – RJ.



O evento

O Encontro de Divulgação da Produção Orgânica (EDIPOrg) é uma ação de extensão universitária organizada no âmbito da disciplina, intitulada: grandes animais, Curso Técnico em Agroecologia, do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), com apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Comissão da Produção Orgânica no Rio de Janeiro (CPOrg-RJ) e participação de instituições parceiras. Colaboramos na construção de espaços coletivos usados para a discussão e reflexão sobre a produção orgânica. Objetivamos integrar e entrelaçar, de forma inter e multidisciplinar, os olhares sobre a Ciência Animal.



Sistemas Orgânicos de Produção Animal

Sistema de produção animal, regulamentado por lei, que segue os princípios da chamada Agricultura Orgânica e que carece de informações técnicas específicas.

A série de manuais sobre produção animal orgânica (UFRGS e IBEM) busca colaborar com o preenchimento dessa lacuna de conhecimento. A atualização da legislação de produção orgânica brasileira, a destruição dos ecossistemas e o consumo de carne proveniente de animais confinados levaram as autoras a escolha do momento atual para o lançamento das publicações. Reverter a mudança climática, evitar novas pandemias, alimentar a população crescente num planeta finito e a preocupação com a adoção de sistemas de criação que garantam o bem-estar dos animais, são motivos elencados para que a humanidade avance em sistemas de base agroecológica de produção de alimentos de forma urgente.

Propondo informar, a iniciativa produz materiais com informações baseadas em conteúdo científico e linguagem acessível, que fomenta engajamento entre o público-alvo.



Programação

A programação do EDIPOrg será composta por: 4 sessões temáticas, 13 apresentações públicas (comunicações orais e relatos de experiências), seguido por um espaço de perguntas e respostas.


O encontro acontecerá de forma presencial, sem a necessidade de inscrição prévia, com atividades ocorrendo no Auditório Gustavo Dutra, prédio do Pavilhão Central – UFRRJ, Seropédica – RJ.






13:00 – 13:10 h | Abertura e Boas Vindas
Marcelo Lobo – Colégio Técnico da Universidade Rural


13:10 – 14:25 h | Parte 1
Apresentação de projetos e trabalhos de produção animal orgânica: aves, bovinos, bubalinos, avaliação da conformidade orgânica, assistência técnica e extensão rural.
Alexandre Lopes (Produtor de ovos orgânicos), Marcos Padão (Granja 3M), Brenna Rotondo (Consultorias Rotondo), Marconi Bezerra (ABIO-RJ / CPOrg-RJ) e Magno Roza (EMATER-RJ).


14:25 – 15:10 h | Parte 2
Relatos de pesquisas realizadas na área de produção animal orgânica: Fazendinha Agroecológica km 47 e homeopatia na agropecuária André Moura (UFRRJ).
José Luiz Paixão (IF Sudeste MG) e Maria do Carmo (PESAGRO-RIO).


15:10 – 15:30 h | Parte 3
Depoimentos sobre as obras: Avicultura Orgânica e Transição à Pecuária Orgânica.
Sonia Marques e Josué Castro – Colégio Técnico da Universidade Rural.


15:30 – 15:50 h | Parte 4
Apresentação e sorteio de exemplares da Série de Manuais de Produção Animal Orgânica (UFRGS / IBEM).
Angela Escosteguy – Instituto do Bem-Estar (IBEM).


15:50 – 16:50 h | Perguntas e respostas


16:50 – 17 h | Encerramento
Maria Fernanda Fonseca (PESAGRO-RIO) / Representante CPOrg-RJ / MAPA



Palestrantes

Alexandre Lopes:
Médico Veterinário. Produtor de ovos orgânicos. Associado da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO) e da Associação Agroecológica de Teresópolis (AAT).


André Moura:
Professor Doutor no DPA – IZ – UFRRJ e no Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Membro do Comitê Gestor Interinstitucional da Fazendinha Agroecológica km 47.


Angela Escosteguy:
Sócia-fundadora e Presidente do IBEM, Médica Veterinária, especializada em Pecuária Orgânica e em Qualidade de Alimentos e Mestra em Ciências Alimentares no Instituto Nacional Agronômico de Paris – Grignon. É coordenadora da Comissão de Pecuária Orgânica do Conselho Regional de Medicina Veterinária/RS. A nível internacional é membro da IAHA – Aliança para Pecuária da IFOAM – Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica.


Brenna Rotondo:
Médica Veterinária, Zootecnista, empresária na Consultorias Rotondo e instrutora SENAR/RIO. Possui experiência na implantação de projetos com manejo orgânico. Trabalhou com produção de silos, controles leiteiros e criação de planilhas de custos. Atua na Bubalinocultura, propriedade com manejo orgânico.


José Luiz Paixão:
Professor Doutor e Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Nutrição e Produção Animal no IF Sudeste MG, campus Muriaé. É membro da Comissão de Produção Orgânica de Minas Gerais e do Fórum Mineiro de Combate aos Agrotóxicos. É membro do Conselho Administrativo da Casa de Caridade Leopoldinense. É sócio-fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Homeopatia na Agricultura e no Ambiente – Abhama.


Josué Castro:
Professor Doutor no CTUR – UFRRJ. Licenciado em Ciências Agrárias e Zootecnista. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo e Conservação de Pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: colégio técnico, zootecnia, agricultura, agricultura geral e culturas regionais.


Magno Roza:
Extensionista Rural no Escritório Local de Itaguaí da EMATER – RIO. Técnico em Agropecuária Orgânica e Zootecnista. Atua na elaboração, articulação e execução de políticas públicas para o meio rural: PNATER, PRONAF, PNAE, PNRA, RIO Rural, RIO Leite e RIO Carne.


Marcelo Lobo:
Professor Doutor no CTUR – UFRRJ.




Marconi Bezerra:
Técnico em Agropecuária de formação e Extensionista Rural de profissão. Atualmente proprietário da Raiz Consultoria, membro suplente da CPOrg RJ representando a ABIO, Coordenador Técnico da ABIO e Facilitador de Coletivos de Agricultores do SPG ABIO, membro da Coordenação da CPOrg RJ e cooperado da Cooperativa CEDRO.


Marcos Padão:
Administrador de fazendas. Sócio proprietário na Granja 3 M, Nova Iguaçu / RJ. Produtor de leite orgânico. Administra e apoia pequenas propriedades rurais na implantação de programas de melhoramento genético, boas práticas em higiene, melhoria na alimentação dos rebanhos, melhor comercialização de seus .produtos, Acompanhamento de toda cadeia produtiva. Capacitação de qualificação de mão de obra. Incentivo à formação de parcerias, implantação de cooperativismo.


Maria do Carmo:
Pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO), atuando principalmente na área de agricultura orgânica na qual desenvolve pesquisas com biofertilizantes, agentes de controle biológico, caldas caseiras, extratos vegetais e homeopatias para uso no manejo de pragas.


Maria Fernanda de Albuquerque Costa Fonseca:
Pesquisadora da PESAGRO-RIO/CEPH, coordenadora serrana no Programa Rio Rural de microbacias hidrográficas (BIRD). Membro da Rede de Agricultura Orgânica da Embrapa. Membro da CPOrg – RJ / MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento representando a PESAGRO-RIO.


Sonia Marques:
Professora Mestra no CTUR – UFRRJ, Licenciada em Ciências Agrárias e Zootecnista, especialista em Produção de aves e suínos. Com experiência em produção de frangos de corte e galinha de postura, criação de coelhos e de abelhas. Atualmente atua no projeto de iniciação científica, intitulado: Reintrodução de Observação do Desenvolvimento de Meliponíneos no Colégio Técnico da Universidade Rural.



live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel