CTUR conquista o troféu de campeão na 73ª Jornada de Foguetes

Entre os dias 22 e 25 de setembro, aconteceu em Barra do Piraí a 73ª Jornada de Foguetes, competição nacional de lançamento de foguetes de garrafa PET. O Colégio Técnico da UFRRJ foi representado pelos(as) estudantes Raíssa (T36), Marcelle (T36), Maria Júlia (T16), Brenda (T36), Eduarda (T36), Samuel (T11), Evellyn (T36), Ester (T16) e Guilherme (T23), sob orientação dos professores Sebastião Tadeu de Oliveira Almeida e Rodrigo Teixeira Rossini.
Nesta edição, 91 equipes competiram com suas bases de lançamento e foguetes, buscando o maior alcance horizontal. O impulso do foguete resulta da reação entre vinagre e bicarbonato de sódio, que pode gerar pressões próximas de 200 psi. Quando o fluido é ejetado para trás, o foguete avança em alta velocidade, terceira lei de Newton em ação.

Nosso desempenho foi o melhor de todas as participações anteriores. Conquistamos novamente o troféu de campeões, com alcance de 309 metros. A marca poderia ter sido ainda maior, pois um dos foguetes desviou da rota prevista e caiu numa área de mata, inviabilizando a medição. A evolução é nítida. Em 2019 lutávamos para alcançar 125 m e, desde então, ano após ano, superamos nossas próprias marcas.

É inspirador ver o progresso dos(as) alunos(as). Construíram uma base robusta, capaz de suportar diversos lançamentos sem vazamentos, um feito e tanto dadas as altas pressões. Buscaram apoiadores, como o Projeto 3Rs (@3rs_ufrrj), que possibilitou a impressão de coifas e aletas para melhorar a aerodinâmica, e contaram com o Nhoque do Ricardo, que disponibilizou recursos para o projeto. Realizaram rifas para arrecadar fundos e organizaram tudo o que era necessário para participar do evento e alcançar a metragem campeã. Mesmo sob forte pressão, conseguiram realizar todos os lançamentos na competição.
E vem mais por aí. Em dezembro, mais duas equipes representarão o CTUR na Jornada de Foguetes. A pedagoga Lis orientará as alunas Mirella, Maria Luzia e Carolina, da turma 31, em foguetes de propulsão sólida. Outra equipe, orientada pelo professor Gleydson, competirá com um foguete de dois estágios.

Agradecemos à Direção, Marden, Juliano e Elaine, pelo apoio e pela viabilização da participação. Agradecemos também à equipe de Química, Petinatti, Juliano, Rômulo e José Carlos, sempre solícitos, ensinando a proporção ideal de reagentes e emprestando jalecos e insumos que viabilizaram os testes no CTUR. Aos(às) técnicos(as) Caio, Letícia e Maiara, pelo suporte nos trâmites internos. A Agnaldo e Sirlei, sempre disponíveis para atender os(as) estudantes e auxiliar com ferramentas, fundamentais para o projeto. A Alexandre Delgado, pelo apoio no transporte para os eventos. A Alexandre Freire, pelo resgate de foguetes com drone. Aos professores Rafael e Adriana, por incentivarem e cederem suas salas de coordenação para que os alunos pudessem construir os foguetes. Ao Lóris, pelo estímulo e pelo uso do laboratório no desenvolvimento dos foguetes.

Nosso muito obrigado a todas as pessoas que apoiaram os(as) estudantes, seja com a compra de uma rifa, uma palavra de incentivo ou uma parceria. É gratificante ver a felicidade da equipe, o aprendizado e o trabalho colaborativo, aplicando Matemática, estudando ângulos e trajetórias, resolvendo problemas reais, captando recursos, firmando parcerias e criando uma rede de trocas com alunos(as) de todo o Brasil.
Parabéns, equipe ASTROS/CTUR! Que venham voos ainda mais altos.


live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel