É com enorme satisfação que o Colégio Técnico parabeniza o estudante da 1a série do Ensino Médio, Caio Filipe Cunha de Moura, pela conquista da medalha de Prata na Olimpíada Estadual de Química do Rio de Janeiro (OQRJ/2023), modalidade EM1 – Regular.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 16 de dezembro de 2023, no Teatro Mário Lago, no Colégio Pedro II, São Cristóvão. Caio estava acompanhado pelo responsável da OQRJ no CTUR, professor Juliano Almeida, e por seus pais Elenilson e Gerlivania, e sua irmã Camila.
Em 2024, Caio e outros medalhistas da OQRJ (2023), participarão da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ/2024), com objetivo de conquistar uma vaga para a Olimpíada Internacional de Química.
A equipe de Química do CTUR, composta pelos professores Rosana Petinatti, Thiago Correia e Juliano Almeida, e toda comunidade cturiana parabenizam Caio pelo seu esforço e dedicação na conquista dessa premiação.
Parabéns aos alunos do colégio técnico pela participação na jornada de foguetes válida pela Mostra Nacional de Foguetes. Medalha de prata!!
A professora Sandra Regina Leite, da UFRRJ/CTUR, recebeu o prêmio Alumni Awards, edição 2022-2023. O projeto apresentado e que foi avaliado por um painel de seleção independente é intitulado: Laboratório de Filosofia nas Escolas de Ensino Médio: uma proposta em ação. O Alumni Awards é um prêmio individual de até mil dólares, promovido pelo Institute of International Education (IIE), de Nova York, em parceria com a IFP Alumni Tracking Study. Sua finalidade é apoiar ex-bolsistas do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford – da qual a docente foi bolsista no período do Mestrado – em suas atividades acadêmicas e comunitárias no país de origem. A professora coordena, desde 2018, o FiloCtur no Colégio Técnico da UFRRJ. O mesmo se configura como um Laboratório de Filosofia que tem, entre outros objetivos: ampliar a presença da reflexão e prática filosófica no cotidiano da escola, para além da sala de aula. Assim, o filosofar é visto como um direito formativo do estudante do Ensino Médio e, ao mesmo tempo, enfatiza a valorização e relevância da disciplina de Filosofia no currículo escolar. O prêmio será destinado para a produção e distribuição de três jogos filosóficos e um vídeo/documentário sobre a potência da reflexão filosófica – destinado a estudantes do Ensino Médio. A partir da experiência do FiloCTUR, mais três escolas, em diferentes cidades e estados, receberão os jogos e o documentário, junto com uma proposta de formação docente. A Professora já manifestou seu agradecimento ao Colégio Técnico da UFRRJ e a todos os estudantes que direta ou indiretamente tem construído e tomado parte no FiloCTUR, nesses cincos anos. O Ensino Médio do CTUR muito se orgulha do trabalho da Professora Sandra. A direção parabeniza a Professora pelo seu belíssimo trabalho, reconhecido por esse prêmio.
O estudante Gabriel Godoi, concluinte do Curso Técnico em Hospedagem em 2021, foi aprovado em seis universidades americanas, dando preferência à Rutgers Business School. Desejamos boa sorte ao Gabriel nessa nova jornada, em nome de todos do CTUR!
A Direção do CTUR parabeniza os alunos Ana Clara de Lima Tavares (ouro), Gabriel Rayan Pereira dos Santos Miranda (ouro), Maria Alice da Rocha Marinho (prata), Thamirys Rhayane da Silva de Freitas (prata) e Rômulo Henrique Peres da Cruz (ouro), pelas medalhas recebidas, parabeniza também o Professor Marden Manuel Marques que orientou os alunos do Curso de Agroecologia na fase virtual da 10ª OBAP que tem como objetivo estimular o ingresso de jovens médio/técnico e técnico subsequente em carreiras técnicos científica, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles.
A OBAP busca também promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento regional retornando para a sociedade os benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária e áreas afins.
Os alunos do CTUR juntamente com professores do Curso de Agroecologia sempre participam das Olimpíadas de Agropecuária – OBAP e sempre ficam em boas colocações e são agraciados com medalhas. Parabéns a todos envolvidos no evento.
A Direção.
Na última quinta-feira (09/12), em Brasília na Reunião Ordinária do Conselho Pleno Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas as Universidades Federais (CONDETUF) por ocasião da comemoração dos 30 anos do referido Conselho, o presidente Zilmar Rodrigues de Souza conferiu ao Diretor do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Prof. Luiz Carlos Estrella Sarmento, uma homenagem em gratidão e reconhecimento a sua valiosa contribuição na história e conquistas deste Conselho. Sendo, sua atuação ao longo de sua gestão, de extrema relevância. O Professor Estrella teve participação ativa na criação do Conselho de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas as Universidades Federais (CONDETUF) e ao longo dos seus três mandatos sempre buscou benefícios para o crescimento, melhoramento e desenvolvimento desse conselho, fazendo as autoridades entenderem que as Escolas Vinculadas sempre trouxeram resultados positivos para o país, sendo muito importante a atuação constante dos gestores, para juntos lutarem por condições ideais para o ensino aprendizagem dos seus discentes.
Atenciosamente,
Maria do Socorro Guedes Freitas Durigon
Vice Diretora /Divisão de Assuntos Gerais (DAG)
CTUR/UFRRJ
A Direção do CTUR parabeniza o Professor Thiago Dias Trindade que liderou o Projeto “Agricultura e Natureza” e juntamente com alunos do Curso Técnico em Agroecologia e Meio Ambiente recebem premiação em concurso organizado pelo INPI.
O projeto “Agricultura e Natureza” ganhou o primeiro lugar na Classe Tecnologia na Região Sudeste, modalidade mais concorrida de todo o concurso.
No dia 15 de dezembro de 2021 ocorreu, em ambiente virtual, a entrega do 1º Prêmio P.I. nas Escolas, organizado pelo Instituto Nacional de Produção Industrial, com o apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Economia. O evento era voltado para alunos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
Foram 51 finalistas, distribuídos em todas as regiões do Brasil, incluindo o projeto “Agricultura e Natureza” liderado pelo professor Thiago Dias Trindade, docente dos Cursos Técnicos de Agroecologia, Agrimensura e Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Os discentes, Giselle de Matos Romão, Renson Marques Paiva (Meio Ambiente), Bruno Neves Correa e Felipe Dias Ferreira de Souza (Agroecologia) integraram a equipe que desenvolveu um aplicativo que trata das principais fruteiras cultivadas no Brasil, trazendo importantes informações não só para o público profissional da área de Ciências Agrárias, mas também para o público em geral.
O Colégio Técnico sente-se muito feliz pelo prêmio e pela divulgação e parabeniza o professor e os alunos.
Juntos somos mais fortes e fazemos a diferença.
Link da transmissão do prêmio (O discurso do professor Tiago está no tempo 1h e 56 min.):
https://youtu.be/MqaManLywOM
A Direção.
As estudantes JULIANA MARCOLINO DA SILVA e MILLA LEMOS NASCIMENTO, ambas da turma 36 (3º ano do curso técnico em Meio Ambiente) tiveram o trabalho intitulado “Saberes Populares na escola: uma proposta de Educação Ambiental a partir de Lendas do Folclore” aprovado para apresentação na 9ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas, a ser realizada entre os dias 25 e 27 de outubro deste ano, de forma virtual, na Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho, ainda em desenvolvimento, está sendo realizado sob orientação da Profª Adriana Maria Loureiro.
Sobre a 9ª FEBRAT
Divulgado o edital da 9ª Feira Brasileira de Colégio de Aplicação e Escolas Técnicas!
9ª FEBRAT que é uma feira científica organizada e realizada pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG), Museu Itinerante Ponto UFMG e Instituto Brasileiro de Cultura Científica (IBCC).
Nesta feira, estudantes do ensino fundamental, médio e/ou profissional apresentam trabalhos desenvolvidos nas suas instituições de ensino sob orientação de seus professores.
A edição deste ano terá como tema A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta e ocorrerá em uma plataforma virtual na qual os trabalhos serão apresentados por meio de vídeos gravados e as interações ocorrerão por meio de fóruns de discussão.
Toda participação no evento é gratuita!
Acesse o edital e demais documentos do evento no site:
Estudantes do curso de Hospedagem formados no ano letivo de 2020 tiveram trabalhos publicados na edição 2021/02 da Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro (https://revistas.unipacto.com.br/multidisciplinar). Os trabalhos intitulados “Relações Interpessoais no Meio de Hospedagem: o entendimento dos estudantes de um curso técnico” e “Gestão ambiental turística em unidade de conservação: a Pousada Uakari na reserva de desenvolvimento sustentável”, realizados sob orientação da Profª Telma Velloso, podem ser acessados nos links:
Nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2020, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) organizou o evento “Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz”. A atividade foi realizada em deferência ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído em 11 de fevereiro de 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é alcançar o acesso pleno e igualitário da participação das mulheres e meninas na ciência, além de celebrar as suas conquistas e incentivar as gerações mais novas a buscarem a carreira científica.
Foram selecionadas 50 meninas estudantes do ensino médio em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, sendo duas representantes do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR), Ana Carolina de Jesus Grijó e Mariana Rocha dos Santos. Na ocasião, as pequenas cientistas tiveram a oportunidade de um dia de imersão no cotidiano das pesquisadoras da Fiocruz, que acolheram e orientam as atividades do evento. Além de compartilhar experiências vivenciadas durante a imersão com a comunidade da Fiocruz e demais participantes.
A equipe de professores de Matemática do CTUR parabeniza o estudante RUAN VIEIRA AUGUSTO GAMBOA, Curso de Ensino Médio, pela conquista da medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição 2019. O estudante será convidado pela OBMEP para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC).
De 22 a 25 de outubro de 2019, o Colégio Técnico da UFRRJ participou da 21ª Jornada de Foguetes, realizada na cidade de Barra do Piraí – RJ. Este foi um evento nacional que contou com a participação de 51 equipes nesta edição. As alunas Ana Carolina Granzieri e Camilly Vitória Lisbôa da Silva, orientadas pelo professor Sebastião Tadeu, lançaram o foguete de garrafa pet desenvolvido por elas no CTUR a uma distância de 238,8 metros. Com esse lançamento a equipe garantiu a medalha de ouro.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8oZllsFyhK8
No último sábado (19/10) os representantes do CTUR participaram do IV Colóquio de Zoologia Cultural, realizado na Unirio. O evento é organizado anualmente pelo Prof. Elidiomar Ribeiro (Unirio) e Luci Boa Nova (UFRJ) e busca discutir a representação da zoologia nas mais distintas manifestações culturais.
Na próxima quarta-feira, dia 23/10/2019, teremos a honra de recebê-los no CTUR.
Entre os dias 24 e 27 de setembro de 2019, em Poços de Caldas-MG, os servidores Alex Iacone e Flaviana Pantoja participaram, juntamente com 13 alunos do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), do 16º Congresso Nacional de Meio Ambiente e do 3º Simpósio de Águas de Poços de Caldas. Na ocasião foram apresentados seis (06) trabalhos acadêmicos:
Observação: O trabalho apresentado pela discente Karine Resende (turma 28/2019) foi premiado como um dos melhores trabalhos do evento.
O Colégio Técnico da UFRRJ – CTUR parabeniza os seguintes alunos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA): Ruan Vieira Augusto Gamboa da turma 20 (medalhista de ouro) e Felipe Alves Rodrigues da turma 26 (medalhista de bronze).
A olimpíada, realizada no dia 17 de maio, contou com a presença de nossos alunos que, nesta oportunidade, puderam mostrar seus conhecimentos em astronomia e astronáutica.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) concedeu o Prêmio de Meio Ambiente 2018 à Fazendinha Agropecuária Km 47 pelo projeto Sistema Integrado de Produção Agroecológica, que tem desenvolvido tecnologias, formado recursos humanos e disseminado a agroecologia e a produção orgânica no país.
O reitor Ricardo Berbara e os representantes das instituições que compõem o Comitê Gestor da Fazendinha – UFRRJ, CTUR, Embrapa e Pesagro – receberam a premiação em solenidade realizada no dia 6 de novembro.
O CREA-RJ concede anualmente o prêmio à personalidades, instituições ou entidades que se destacam na luta pela preservação, defesa e/ou conservação ambiental.
O estudante do Colégio Técnico da UFRRJ, KEVIN MAURICIO GUEDES SILVA, do Curso de Ensino Médio, ficou entre os estudantes que conquistaram a medalha de bronze na edição 2018 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição nacional contou, em sua primeira fase, com mais de 18 milhões de candidatos.
Acesse a lista de todos os alunos premiados no site da OBMEP.
Entre os dias 25 e 28 de setembro de 2018, em Poços de Caldas-MG, os professores Alex Iacone e Alexandre Miranda participaram, juntamente com 21 alunos do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), do XV Congresso Nacional de Meio Ambiente e do II Simpósio de Apicultura. Na ocasião foram apresentados nove (09) trabalhos acadêmicos. Saiba mais aqui.
Entre os dias 19 e 21 de junho de 2018 ocorreu o 7° Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade, no Instituto Três Rios da UFRRJ. Na ocasião, os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, Ana Barros, Gabriela Panhan, Gabrielly Lemos e Rafael Teixeira, receberam menção honrosa pela apresentação do trabalho “Caracterização morfométrica de Donax hanleyanus Philippi, 1847 (Bivalvia, Donacidae) nas praias de Maricá e Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil”, sob orientação do professor Alex Braz Iacone Santos.
Acesse o site:
http://sigabi.yolasite.com/
A aluna Maria Clara Silva de Andrade conquistou a segunda colocação na fase estadual do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas da UPU 2018 (Correios).
Resultado:
Alunos do CTUR participaram do concurso da Defensoria Pública da União (DPU), cujo tema foi “Mais direitos, menos grades”:
A premiação da vencedora Adriely Galvão Ribeiro da Silva ocorreu no dia 06 de março, às 14 horas, na sede da DPU/RJ, com a presença dos demais participantes.
Acesse o resultado:
Estudantes do Colégio Técnico (CTUR) e do ensino superior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participaram durante os dias 08 e 09 de novembro de 2017 da X Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) Campus Camboriú. A MICTI é um evento interdisciplinar no qual os alunos do ensino médio, graduação, bem como servidores do IFC e de outras instituições de ensino participam ativamente da apresentação de trabalhos de pesquisa e de extensão. Este evento tem fundamental importância ao estímulo da iniciação científica e do desenvolvimento de projetos de pesquisa, principalmente nos discentes, sendo eficiente meio para a valorização dos trabalhos desenvolvidos e divulgação dos resultados obtidos.
Tradicionalmente o CTUR participa deste evento com o destaque para a atuação de discentes na construção da sua autonomia científica. Nesta 10ª edição a delegação do CTUR esteve representada pelos discentes: Dayane Pereira de Souza, João Paulo dos Santos Lima, Larissa Goulart de Carvalho, Marcus Vinícius Barbosa da Silva, Melyssa da Silva dos Santos Mello e Natália Sênos Braga. Além dos professores Alex Braz Iacone Santos, Magda Queiroz e Maria Danielle Passos Ribeiro Campos Barbosa. Também marcaram presença os estudantes de graduação: Beatriz Calixto da Silva, Jeferson Manoel Teixeira, Ronan Souza Ribeiro de Campos, Rychard Denyan Pereira de Assis e Yuri Marinho Ferreira.
No total foram apresentados oito trabalhos, sendo quatro de estudantes do CTUR e quatro de universitários da UFRRJ. Destes, três foram premiados por seu mérito científico:
O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, está realizando projeto de georreferenciamento. O trabalho tem parceria com pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e faz parte do trabalho do Nedet em retratar os Vales dos Rios Guaporé e Machado em seus diversos perfis e características socioambientais, econômicas e culturais. O estudo será usado para promover processos de acesso, uso sustentável, gestão, manejo, recomposição e conservação dos recursos naturais e ecossistemas em geral nesses dois Territórios.
Entre os dias 7 e 12 de abril de 2017 os professores Aurélio Ferreira (IFRO) e Valdemir Durigon (UFRRJ) realizaram a coleta de pontos com coordenadas geográficas conhecidas para fazer o georreferenciamento das imagens de satélite. Esses dados serão utilizados no estudo da densidade de vegetação e do tipo de cobertura vegetal de dois Territórios rondonienses: o Território Rural Vale do Guaporé-RO (TRVG) e o Território da Cidadania Rio Machado-RO (TCRM).
Segundo Valdemir Durigon a pesquisa também pretende apresentar matérias científicas que abordem temas de descobertas ligadas a várioscampos científicos em parceria com grandes universidades internacionais e brasileiras. “Existe a possibilidade de se aplicar os raciocínios elaborados, por semelhança ou comparação, ao conteúdo científico e cultural desenvolvido pelo IFRO, pela UFRRJ e pela Universidade de Paris III. Esses raciocínios podem ser utilizados no reconhecimento da identidade sociocultural, no aprimoramento da organização social e na garantia dos direitos de povos e comunidades tradicionais e de agricultoras familiares das águas e das florestas”, aponta o professor.
Aurélio Ferreira explica que a Universidade de Paris III, de maneira informal, fornece apoio científico e tecnológico para a avaliação dos dados e realiza eventos acadêmicos na França, para os quais os pesquisadores são convidados a apresentar os resultados obtidos. “Esse é mais um capítulo importante na tradicional e exitosa história de parcerias entre o IFRO e a Europa”, destaca.
O Nedet do Campus Colorado do Oeste é financiado pelo CNPq e pelo IFRO. O Nedet atua no desenvolvimento dos pressupostos teóricos e práticos do Programa Territórios da Cidadania. “Este programa objetiva a superação da pobreza e efetiva-se com a geração de trabalho e renda, a partir dos territórios rurais e da cidadania”, ressalta Aurélio Ferreira. Ainda segundo ele, essa política se concretiza por meio de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável. “Estas atuações são realizadas por meio de projetos planejados para as áreas de educação, cultura, desenvolvimento produtivo, direitos e cidadania”, conclui.
A equipe do CTUR foi formada pelos alunos do primeiro ano, Thamires Batista, Milena Vieira e João Marcos, sob a coordenação do professor Marden Manuel Rodrigues Marques, que disputaram com mais de 180 estudantes de diferentes cidades do país matriculados em cursos técnicos em agropecuária ou em áreas afins. Foram inscritas 635 equipes, com quase dois mil alunos. Eles participaram de duas etapas anteriores no mês de agosto. Deste total, 60 equipes foram classificadas para a etapa final.
O aluno Paulo Renato de S. R. Filho, turma 30/2016, conquistou Medalha de Bronze na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas edição 2016.
Parabéns, Paulo Renato, pela sua conquista!
Resultado: http://premiacao.obmep.org.br/2016/verRelatorioPremiadosBronze.do.htm
Temos o prazer em divulgar a premiação dos alunos do Curso Técnico em Hospedagem Carla Beatriz M. da Silva Lugão, Laís Leal Gomes, Lettícia Moreira dos Santos Santana, Luiz Felipe Miranda, Isabella Cabral Santana, Samara Grigório Policarpo , sob a orientação das Professoras Maria Danielle Passos Ribeiro Campos Barbosa e Magda Queiroz, por conquistarem medalha de ouro, e dos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, Beatriz Helena Gomes de Aguiar, João Pedro de Araújo Figueira, Marcely Teixeira Costa, Marcelo da Silva Araújo Júnior, Mariana Gomes Mello, Natasha Formágio e Samuel de Sá Pereira, sob a orientação dos Professores Liliane Garcia da Silva Rodrigues e Valdemir Lúcio Durigon por conquistarem medalha de bronze na IX Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI). A Cerimônia de premiação aconteceu no dia 17/11/2016, às 15 horas, na Sociedade Esportiva e Recreativa Perdigão (SERP) – Videira S.C.
Os alunos Carla Beatriz M. da Silva Lugão, Laís Leal Gomes e Luiz Felipe Miranda receberam uma segunda medalha de ouro por terem seu trabalho classificado em 1º lugar geral na categoria de trabalho de pesquisa na área social.
O aluno Mateus Amâncio Vitorino de Paula, da turma 33, orientado pela professora Ana Lúcia da Costa Silveira, venceu o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que contou com 1.495 redações enviadas. A premiação ocorrerá em Brasília, no dia 21 de setembro. Entre os prêmios, está uma bolsa de iniciação científica júnior, financiada pelo CNPq.
Temos o prazer em divulgar a premiação dos alunos Julia Lima Bezerra e Julio Encinas Assunção por conquistarem medalhas de prata e bronze, respectivamente, na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP-2011)
É com imensa satisfação que divulgamos o resultado do 29º Intercolegial O Globo & McDonalds onde os alunos Gabriel José Balthazar Barbosa (matriculado no 3º ano de Agropecuária Orgânica – Turma 34) e Vitoria das Neves Giorgini (matriculada no 1.º ano de Meio Ambiente – Turma 16) participaram com a modalidade Xadrez, representando o Colégio Técnico da Universidade Rural. Neste ano, foram inscritos 247 alunos e 35 escolas de vários municípios do Rio de Janeiro, disputando colocações e medalhas. A Vitoria obteve o honroso 3º lugar, conquistando medalha de bronze e colocando o CTUR em 2º lugar em sua categoria (Jovem não federado feminino) e o Gabriel conquistou o 8.º lugar. Ambos conseguiram elevar o nome do Colégio para o 9º lugar na classificação geral das escolas (lembrando que eram 35 colégios inscritos com vários alunos cada).
Temos o prazer em divulgar a premiação do aluno Julio Encinas Assunção (Ensino Médio) por conquistar medalha de prata na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP-2010). A Cerimônia de premiação aconteceu no dia 12/08/2011, às 15 horas, no Colégio Pedro II (São Cristóvão).
O CTUR foi representado na Olimpíada Brasileira de Agropecuária por cinco equipes orientadas pelos professores Valter, Sandra, Josué, Sonia e Claudete. No início eram 352 equipes inscritas e as cinco equipes do CTUR foram classificadas para a fase final, em que concorriam 50 grupos. Nessa fase final, a equipe NATUREZA VIVA, orientada pela Profª Claudete, e composta pelos alunos Adriani (turma 15), Rafael Ribeiro (turma 23), Beatriz Vilete (turma 23) e Rayane (turma 34), obteve a Medalha de Bronze, com pontuação final 7.8. Como a maior nota obtida foi 8.3, o CTUR ficou muito bem colocado! Parabéns à equipe vencedora, às demais equipes e aos professores, pois a medalha de bronze é o fruto de um trabalho coletivo.
A aluna Isabella Dias, da turma 34, obteve a 2ª colocação no concurso de crônicas para alunos do ensino médio, organizado pelo Denatran, cujo tema era “Trânsito: passado, presente e futuro” . A aluna irá a Brasília no dia 12 de dezembro receber sua premiação. A orientação da sua crônica foi feita pelos professores Ana Lúcia Silveira, Virgínia Tafuri e Cândido Souza.