Aluno do CTUR participa da 1ª Mostra Artística do curso de Letras da UFRRJ

Por Luan Cezário.

Na última terça-feira (18), ocorreu a 1ª Mostra Artística do curso de Letras da UFRRJ, no auditório Paulo Freire. O evento, coordenado pela professora de Letras Mikaela Roberto, reuniu estudantes de diversos cursos de graduação para celebrar a arte em diferentes linguagens. Os participantes apresentaram obras de poesia, monólogo, pintura, música e curta-metragem.

Inicialmente, o edital previa inscrições apenas para alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. No entanto, quando o estudante Luan Verdam, do Colégio Técnico da UFRRJ, entrou em contato com a comissão organizadora, foi prontamente aceito.

Curta sendo exibido durante a Mostra. Foto: Luan Cezário/CTUR

Inscrito na categoria audiovisual com o curta-metragem “Saudade, o que permanece depois que alguém vai embora”, Luan explica que a obra surgiu a partir do sentimento de despedida. Presidente do Grêmio Estudantil (Chapa Marie Curie), ele está concluindo o terceiro ano do Ensino Médio e se despede do CTUR no fim deste ano. “O curta-metragem surgiu porque este ano estou saindo do CTUR, estou deixando o colégio, e eu quis mostrar para as pessoas esse sentimento de saudade, esse vazio. Tenho uma relação muito forte com o colégio, mas está acabando. E aí vai deixar essa saudade, vai deixar esse vazio”, explicou.

Antes da exibição do curta, Luan comentou sobre o desejo de cursar Letras na UFRRJ. O estudante destacou a felicidade de encontrar ex-alunos do CTUR atualmente matriculados no curso, o que, segundo ele, reforça sua confiança de que é possível trilhar o mesmo caminho. “Para mim, foi muito importante estar ali, nesse evento de Letras, que é o curso que eu quero fazer. Lá eu encontrei ex-alunos do CTUR que estudam Letras aqui na Rural. Acho que essa conexão é muito importante, para eu ver que, assim como estou passando por esse processo, outros já passaram”, afirmou. Ele também expressou o desejo de futuramente ajudar novos estudantes: “Pretendo, lá na frente, ajudar outros a fazerem essa transição, sair do ensino médio e ir para a faculdade, seguindo essa área de Letras”.

 Luan Verdam discursa antes de apresentar sua obra. Foto: Luan Cezário/CTUR

Apesar de este ser seu primeiro curta-metragem, a relação de Luan com a arte vem de anos. Apaixonado por fotografia, o estudante afirma que a arte é sua principal forma de expressão. “A arte para mim é uma forma de expressão, não só do que vejo e compreendo, mas também do que sinto. Ela faz parte da minha vida”, declarou.

Assim como os demais participantes, Luan recebeu o Prêmio Esperança, em reconhecimento à sua contribuição para a arte e a cultura.

Luan recebe premiação das mãos da professora Mikaela Roberto. Foto: Luan Cezário/CTUR


live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel