Por Luan Cezário.
Na última terça-feira (18), ocorreu a 1ª Mostra Artística do curso de Letras da UFRRJ, no auditório Paulo Freire. O evento, coordenado pela professora de Letras Mikaela Roberto, reuniu estudantes de diversos cursos de graduação para celebrar a arte em diferentes linguagens. Os participantes apresentaram obras de poesia, monólogo, pintura, música e curta-metragem.
Inicialmente, o edital previa inscrições apenas para alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. No entanto, quando o estudante Luan Verdam, do Colégio Técnico da UFRRJ, entrou em contato com a comissão organizadora, foi prontamente aceito.

Curta sendo exibido durante a Mostra. Foto: Luan Cezário/CTUR
Inscrito na categoria audiovisual com o curta-metragem “Saudade, o que permanece depois que alguém vai embora”, Luan explica que a obra surgiu a partir do sentimento de despedida. Presidente do Grêmio Estudantil (Chapa Marie Curie), ele está concluindo o terceiro ano do Ensino Médio e se despede do CTUR no fim deste ano. “O curta-metragem surgiu porque este ano estou saindo do CTUR, estou deixando o colégio, e eu quis mostrar para as pessoas esse sentimento de saudade, esse vazio. Tenho uma relação muito forte com o colégio, mas está acabando. E aí vai deixar essa saudade, vai deixar esse vazio”, explicou.
Antes da exibição do curta, Luan comentou sobre o desejo de cursar Letras na UFRRJ. O estudante destacou a felicidade de encontrar ex-alunos do CTUR atualmente matriculados no curso, o que, segundo ele, reforça sua confiança de que é possível trilhar o mesmo caminho. “Para mim, foi muito importante estar ali, nesse evento de Letras, que é o curso que eu quero fazer. Lá eu encontrei ex-alunos do CTUR que estudam Letras aqui na Rural. Acho que essa conexão é muito importante, para eu ver que, assim como estou passando por esse processo, outros já passaram”, afirmou. Ele também expressou o desejo de futuramente ajudar novos estudantes: “Pretendo, lá na frente, ajudar outros a fazerem essa transição, sair do ensino médio e ir para a faculdade, seguindo essa área de Letras”.

Luan Verdam discursa antes de apresentar sua obra. Foto: Luan Cezário/CTUR
Apesar de este ser seu primeiro curta-metragem, a relação de Luan com a arte vem de anos. Apaixonado por fotografia, o estudante afirma que a arte é sua principal forma de expressão. “A arte para mim é uma forma de expressão, não só do que vejo e compreendo, mas também do que sinto. Ela faz parte da minha vida”, declarou.
Assim como os demais participantes, Luan recebeu o Prêmio Esperança, em reconhecimento à sua contribuição para a arte e a cultura.

Luan recebe premiação das mãos da professora Mikaela Roberto. Foto: Luan Cezário/CTUR