Projeto Let’s Learn English transforma o aprendizado de idiomas em experiência leve e interativa no CTUR

Por Luan Cezário.

Idealizado por alunos e para alunos, o projeto Let’s Learn English surgiu com o objetivo de tornar o aprendizado da Língua Inglesa mais leve, divertido e descontraído. Atualmente, os estudantes praticam o idioma por meio de filmes, músicas, memes e até da preparação de receitas culinárias em inglês.

Bolsista voluntário do projeto João Gabriel apresenta vocabulário sobre café durante a XIV Semana Acadêmica do CTUR. Foto: reprodução

Origem do projeto

Em 2017, alunos da turma 21 do curso de Hospedagem procuraram a professora Cristiane Weber, de Língua Inglesa, com a proposta de desenvolver um projeto que unisse o ensino do idioma a atividades lúdicas. A ideia foi aprovada e inscrita, e, após sua aprovação, os estudantes Camila Sena, Cassiele Miranda, Giovanni Conti e Rebeca Pimentel tornaram-se os primeiros bolsistas da iniciativa.

Coordenadora do projeto, Cristiane Weber explica que a proposta surgiu a partir do tempo livre dos alunos após o período de provas, com o objetivo de criar um espaço de descontração aliado ao aprendizado. “A ideia surgiu porque tínhamos a semana de provas, que acontecia apenas pela manhã, e à tarde os alunos ficavam livres. Então pensamos em aproveitar a sexta-feira, depois de uma semana difícil, para um momento de brincadeiras e aprendizado de inglês”, explicou.

Desde o início, as atividades foram desenvolvidas a partir de músicas e filmes. Cada edição do projeto trabalha um tema específico, a partir do qual são selecionados trechos de canções, cenas de filmes ou memes para o desenvolvimento de vocabulários determinados. “O projeto já nasceu com essa proposta. Escolhemos um tema, como cinema, e trabalhamos, por exemplo, cenas de encontros nos filmes para explorar o vocabulário relacionado, sempre por meio de brincadeiras”, destacou a professora.

Unindo inglês, espanhol e culinária

Em 2019, o projeto passou por uma transformação. O Let’s Learn English tornou-se Let’s Hablar, a partir de uma parceria com o professor Renato Vasquez, então docente de Língua Espanhola. Com isso, as atividades desenvolvidas em inglês passaram a ter correspondência também em espanhol.

No mesmo ano, a professora Fernanda Travassos, do curso de Hospedagem, foi convidada a integrar a iniciativa, dando origem ao Let’s Hablar – Comidas das Américas, que passou a unir os idiomas inglês e espanhol à culinária. “A equipe passou a escolher um alimento comum nas Américas, como a batata, que é consumida na América do Sul, Central e do Norte, mas de diferentes formas”, explicou Cristiane.

Com a participação da professora Fernanda, além do aprendizado linguístico, os estudantes tiveram contato com práticas de alimentação típica e saudável. “Foi aí que a professora Fernanda trouxe o viés da alimentação saudável, apresentando receitas em inglês e espanhol e mostrando aos alunos que qualquer alimento pode ser saudável, dependendo da forma de preparo”, afirmou.

Em 2023, o projeto voltou a ser chamado de Let’s Learn English. No entanto, já há previsão de que retorne ao formato Let’s Hablar em 2026, com o apoio da professora Thayná Soares, de Língua Espanhola.

Atividades atuais

Atualmente, integram o projeto os professores Cristiane Weber e Dilermando Costa, de Língua Inglesa, Thayná Soares, professora substituta de Espanhol, e Fernanda Travassos, de Hospedagem, além de três alunos bolsistas e estudantes voluntários.

Na foto, da esquerda para a direita: Fernanda Travassos, Thayná Soares, Dilermando Costa e Cristiane Weber. Foto: reprodução

Na edição deste ano, o projeto contou ainda com a participação de Hugo Neves, engenheiro agrônomo, em uma oficina sobre café. “Tivemos uma participação muito importante do Hugo. Ele deu literalmente uma aula sobre o cultivo e a colheita do café, além de ensinar sobre degustação, nível de torra e a importância de experimentar a bebida sem açúcar”, ressaltou Cristiane.

Professora Fernanda Travassos e o Engenheiro Agrônomo Hugo ensinando na prática as diferenças de torra e produção do café. Foto: reprodução

O projeto apresenta grande adesão dos alunos, muitos participando até como colaboradores. Segundo a coordenadora, o sucesso da iniciativa está relacionado ao caráter leve e descontraído das atividades. “Percebemos um engajamento muito positivo. Os alunos participam, se divertem e aprendem sem o peso de uma aula tradicional. Eles saem com novos vocabulários e expressões, aprendendo por meio da diversão. Esse é o mote do projeto”, concluiu.


live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel