CTUR Celebra o Dia Mundial da Filosofia com Debate Decolonial e Consciência Negra

Por Luan Cezário.

Em celebração ao Dia Mundial da Filosofia, comemorado na terceira 5a feira do mês de novembro, a professora Sandra Regina Leite promove o VI Dia Mundial da Filosofia-CTUR.

O evento, que adota como eixo temático “Por uma Filosofia Decolonial”, acontece na biblioteca Jorge Amado, e se estende até o período vespertino desta terça-feira, 18 de novembro.

Neste ano, o Dia Mundial da Filosofia coincide com o Dia da Consciência Negra no Brasil. Inspirado no artigo “A ética da serenidade: O caminho da barca e a medida da balança na filosofia de Amen-em-ope”, do professor Renato Noguera, da UFRRJ, a atividade também contempla uma exposição sobre o tema. Visando fomentar a conscientização e promover uma reflexão crítica, a professora Sandra conduziu um bate-papo com os alunos, onde abordou filósofos e escritores negros.

Professora Sandra Regina em conversa com os alunos durante a exposição. Foto: Luan Cezário/CTUR

A iniciativa visa cardiografar o pensamento e trazer à tona outros pensadores e pensadoras para evidenciaruma filosofia menos eurocêntrica. Entre os nomes debatidos, estão: Sueli Carneiro, Franz Fanon, Vandana Shiva, e Grada Kilomba.

Livros que serão sorteados no período vespertino. Foto: Luan Cezário/CTUR

Os estudantes foram convidados a assistir a um vídeo sobre esses pensadores, e as turmas do primeiro ano, em um gesto significativo, prepararam um calendário com o nome de Lélia González, buscando evidenciar a potência da mulher filósofa e negra.

A exposição conta com cartazes produzidos pelos próprios alunos, que ilustram a trajetória de alguns autores, além de incorporar elementos que simbolizam o pensar filosófico.

Aluno observa cartaz sobre a trajetória de Sueli Carneiro. Foto: Luan Cezário/CTUR


live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel