Publicações

Este espaço é destinado para divulgação de livros, artigos e demais publicações realizadas por nossos docentes e técnicos-administrativos.

Para divulgar o seu trabalho, envie as informações para dagctur.ufrrj@gmail.com .

 

  • Adriana Maria Loureiro (em parceria com Wellington Augusto da Silva)

    Artigo publicado como capítulo de um e-book em parceria com Wellington Augusto da Silva.

“O Cinema e o debate ambiental no Colégio Técnico da UFRRJ: das rodas de conversa ao Ocupa-CTUR, uma proposta interdisciplinar a partir da Lei 13.006/2014”, corresponde ao capítulo 18 (páginas 163-172) do livro AVALIAÇÃO, POLÍTICAS E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (vol. 2), publicação da editora Atena.

Link para acessar: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/07/E-BOOK-Avaliacao-Politicas-e-Expansao-da-Educacao-Brasileira-2-1.pdf

 

 

  • Adriana Maria Loureiro

“Estudando com comunidades tradicionais a partir do olhar da teoria Ator-rede: o caminho metodológico de uma proposta de tese” – O objetivo deste trabalho, mais do que apresentar uma pesquisa doutoral, é apresentar a trajetória de um projeto de pesquisa que nasceu dualista e que se modificou a partir do encontro com a teoria Ator-rede. A proposta inicial visava ao estudo, sob a ótica decolonial, de um curso técnico em Meio Ambiente EaD ofertado pelo IFNMG ao povo Xakriabá (MG), mas houve o entendimento de que tal referencial reforçaria a dicotomia opressor/oprimido. Ao optar pelo procedimento teórico-metodológico de seguir os atores, sem criar expectativas em relação a eles, percebemos a condição de realizar um trabalho verdadeiramente político. Vivendo ainda sob o domínio da ciência que especializa, que faz recortes e traz para as humanidades a visão da bancada do laboratório, este trabalho traz a percepção de que há uma outra forma de fazer ciência com povos tradicionais. A composição de um relato ANT – objetivo final da pesquisa – pretende ser uma forma de produzir – 2 – Revista Vozes dos Vales – UFVJM – MG – Brasil – Nº 15 – Ano VIII – 05/2019 Reg.: 120.2.095–2011 – UFVJM – QUALIS/CAPES – LATINDEX – ISSN: 2238-6424 – www.ufvjm.edu.br/vozes conhecimento sobre os Xakriabá, povo cujas terras ocupam uma área na região Norte do Estado de Minas Gerais, e compartilhar com a sociedade aquilo que o campo revelar sobre esses indígenas e seus saberes.

Link para acessar: Estudando com comunidades tradicionais a partir do olhar da teoria Ator-rede: o caminho metodológico de uma proposta de tese.

 

 

  • Alex Braz de Iacone Santos

A produção de revistas passatempo como estratégia lúdica de ensino pelo grupo de pesquisa “CTURIANDO – aprendendo brincando”, composto por discentes e docentes do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR), teve início no ano de 2018. O primeiro tema proposto para pesquisa e divulgação foi crimes ambientais. A escolha foi realizada considerando, i) o aniversário de 20 anos da Lei de Crimes Ambientais e ii) a falta de percepção generalizada da sociedade quanto às condutas lesivas ao meio ambiente e suas consequências.

Link para acessar:  CTURIANDO – Aprendendo Brincando

 

 

  • Beatrice Cavalcante Limoeiro

“Uma sociedade para todas as idades: Centro Dia e Centro de Convivência para idosos em Campo Grande, Rio de Janeiro” – Segundo volume da série “Envelhecimento & Saúde”, coordenada pela antropóloga Mirian Goldenberg, o livro descreve e analisa programas públicos voltados a população idosa de um hospital estadual localizado em Campo Grande, Rio de Janeiro. Neste, pessoas com 60 anos ou mais participam de atividades que têm por objetivo prevenir e promover a saúde das mesmas, assim como estimular o lazer e a sociabilidade. Embora se apresente como uma alternativa de cuidado, prevenção e sociabilidade, e apresente inovações a respeito da saúde, bem- estar e qualidade de vida para a pessoa idosa, a perspectiva biológica sobre a saúde acaba predominando. As divergências entre o que o idoso espera e deseja do programa e aquilo que os profissionais consideram adequado, gera conflitos e diferentes concepções sobre o que seria um bom envelhecimento.

Link para adquirir: Uma sociedade para todas as idades: Centro Dia e Centro de Convivência para idosos em Campo Grande, Rio de Janeiro.

 

 

  • Geny Ferreira Guimarães

Cadernos CESPUC: Série Ensaios – Artigo publicado no Periódico Cadernos CESPUC (PUC-Minas) apresenta uma iniciativa de Geny Ferreira Guimarães em trabalhar a interdisciplinaridade da Geografia com a Literatura para pensar lugares e as da Literatura com a Geografia para localizar pensamentos por meio de Literaturas Africanas e negro-brasileiras apresentado no artigo Geoesias: as poesias africanas das poesias. 

>Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/ index.php/cadernoscespuc/ issue/view/636

Griots: Cultura Africana – Coletânea resultado da escrita de dezenas de pares de mãos de pesquisadores de todo o Brasil. Em seu conteúdo é possível encontrar literatura e análises literárias, cultura, artes, tradições memórias dos vários cantos da África e Diáspora Africana, mas também escritas sobre preconceitos, violências e racismo. No artigo escrito por Geny Ferreira Guimarães, a autora apresenta o Rio de Janeiro pelo olhar de Machado de Assis e Éle Semog, um encontro dos séculos XIX e XX/XXI sob a perspectiva de dois escritores que pensaram a cidade por uma perspectiva negra. O artigo intitula-se: Rio de Janeiro: de Machado de Assis e de Éle Semog. Quando o olhar geográfico é preenchido por contos e poéticas.

>Disponível em: http://www.cchla.ufrn.br/ publicacoes/griots_ completo2012_v2.pdf

Onde estaes felicidade? – Resumo: Este livro foi publicado no ano de centenário de nascimento de Carolina Maria de Jesus, em 2014. Uma homenagem à escritora que revolucionou a Literatura Brasileira com sua escrita forte e consciente de seu poder de mudar a sociedade. A obra conta com dois contos inéditos de Carolina de Jesus e sete ensaios de pesquisadores sobre sua vida e obra. Esta coletânea foi publicada pela Fundação Palmares e Editora Me Parió Revolução e pode ser encontrada impressa (pedidos feitos à Fundação Palmares) ou digital pelo site Letraria. Geny Ferreira Guimarães apresenta o ensaio Até onde Carolina nos leva com seu pensamento? Ao poder.

>Disponível em: http://www.letraria.net/ site/wp-content/uploads/2016/ 01/Onde-estaes-Felicidade-e- book-Letraria.pdf

 

 

  • Josué Lopes de Castro

“O mistério das 7 chaves” – O professor Josué Lopes de Castro lança livro de ficção intitulado “O mistério das 7 chaves”. O livro mostra a trajetória de sete estrangeiros europeus, e sua saga para cruzar o Oceano Atlântico de navio, e recomeçar uma nova vida no Brasil, deixando para trás as agruras de uma grande guerra. Alemão, Espanhol, Belga, Viking, Ariano, Francês e Holandês: sete “personalidades”, sete partes de um valioso tesouro, sete homens tentando simplesmente um recomeço.

“O mistério das 7 chaves” : Clique aqui para acessar as primeiras 12 páginas e adquirir o seu livro no site Clube de Autores. .

 

 


live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel