Ler na Escola: Formação de Mediadores de Leitura no Ensino Médio

Acreditamos que a leitura fornece e consolida o pensamento analítico, contribuindo para a emancipação ideológica do sujeito, potencializando sua condição cidadã e humana e formando indivíduos preocupados consigo mesmo e o entorno. Nesse sentido, aprendizagens de leitura comprometidas com o desenvolvimento social, estético e humano dos envolvidos nessa prática necessitam de ações pedagógicas que visem instituir interligações com o cotidiano, ampliando a concepção de mundo. Visando uma atitude emancipatória de trabalho com a obra literária, o projeto pretende que aos alunos dialoguem com os textos, recuperando os conhecimentos previamente adquiridos em sua relação com o mundo exterior e adicionem o desejo de agrupar novos por meio de uma leitura atraente. De tal modo que, nas estratégias de leitura que adotaremos serão incutidas as escolhas dos alunos e atitudes de leitura diante do texto literário. Uma das ações que desenvolveremos no projeto será, por meio de uma formação prévia, a realização de rodas de leitura de alunos para alunos, ou seja, os alunos do CTUR tornar-se-ão agentes de leitura para alunos do último ano do segundo segmento do Ensino Fundamental do Município de Seropédica. Os alunos que serão futuros mediadores de leitura receberão previamente formação para a realização das rodas de leitura. Nesse sentido, a figura do mediador de leitura entre o aluno e o livro receberá atenção especializada baseada em conteúdos previamente escolhidos, nas áreas de leitura e liderança, para que, no momento do encontro com os alunos-ouvintes, possam ter as habilidades necessárias para a realização da leitura dos textos.

Ler na Escola: Formação de Mediadores de Leitura no Ensino Médio

 

Leonardo Barros Medeiros


live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel