Feira da Agricultura Familiar (FAF) no campus de Seropédica

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com a EMATER RIO vem realizando desde setembro de 2016 a Feira da Agricultura Familiar (FAF) no campus de Seropédica. A FAF é um projeto de extensão que visa fortalecer a agricultura familiar do município de Seropédica e entorno. Agricultoras e agricultores trazem mais de 300 produtos diferentes entre hortaliças, frutas, pães, bolos, geleias, ovos, cogumelos, vinhos, doces, sucos e cereais.

O Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR) é uma instituição parceira do projeto. Através destes anos o CTUR contribuiu no fornecimento de bolsas para que os alunos dos cursos técnicos do colégio atuem apoiando as atividades da feira, o CTUR atua no preparo do solo dos agricultores que fazem parte da FAF, bem como no fornecimento de mudas de hortaliças.

Com a pandemia, a FAF não pode ser mais realizada no prédio principal da Universidade. A saída encontrada pela equipe do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar da UFRRJ para a comercialização dos produtos foi a elaboração das Cestas da Agricultura Familiar. Os produtos são adquiridos através do site fafrural.com.br e retirados no Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). O fato de o CTUR ser de fácil acesso e possuir boa infraestrutura possibilitaram que as cestas fossem entregues aos consumidores seguindo os protocolos de segurança.

A Feira da Agricultura Familiar voltou a funcionar às quartas-feiras de 8 às 12 h no Colégio Técnico da UFRRJ, com um número reduzido de barracas e atendendo agricultores(as) possibilitando o emprego desses e o seu sustento, bem como atendendo aos consumidores (as) em suas necessidades de consumo. Para saber mais, acesse as redes sociais da Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ.