Atenção, turmas de Hospedagem de 2021! Migração do e-mail da UFRRJ/CTUR para Gmail/Google

Confirme se as informações abaixo servirão para você.

– Se você é estudante da UFRRJ, as informações abaixo NÃO servem para você. Acesse o site da universidade (https://portal.ufrrj.br/) para obter informações sobre migração.

– Se você é docente do CTUR – Colégio Técnico da UFRRJ, as informações abaixo NÃO servem para você. Acesse o link (http://ctur.ufrrj.br/2021/07/27/servico-de-e-mail-da-ufrrj-migra-para-o-gmail/) para obter informações sobre migração.

 

 

Para quem são as informações abaixo?

As informações abaixo são exclusivas para estudantes  devidamente matriculados nas turmas de Hospedagem do CTUR – Colégio Técnico da UFRRJ!

Caso haja alguma pendência em relação à matrícula, por favor, solicite ajuda da secretaria do colégio através do e-mail sec.ctur@ufrrj.br para regularizar a matrícula.

Observação: Para realizar a migração para o Gmail/Google, o estudante deve possuir um e-mail institucional. Apenas estudantes devidamente matriculados podem solicitar e-mail institucional, por isso, antes de continuar a leitura, regularize sua matrícula.

Os estudantes dos demais cursos devem aguardar novas informações que serão divulgadas conforme cronograma abaixo:

Meio Ambiente: 20/09/2021
Ensino Médio: 01/10/2021
Hospedagem: 10/10/2021
Agroecologia: 20/10/2021
Agrimensura: 30/10/2021

Atenção: as datas poderão sofrer alterações.

 

Informações importantes para a realização da migração

Para realizar a migração, você precisa possuir um e-mail institucional (ex: fulano@ufrrj.br).

Se você já conhece o seu e-mail institucional, prossiga para a próxima etapa “Realizando a migração”.  Se você não possui o e-mail institucional ou se esqueceu dele, envie mensagem para erleycosta@yahoo.com.br com as seguintes informações:

> Em assunto, digite: “Turma X – Hospedagem – criar/lembrar e-mail institucional”. O “X” é o número da sua turma.
> Informe nome completo, CPF, curso, turma, matrícula e data de nascimento. Antes de enviar a mensagem, verifique se digitou os dados corretamente.

 

Realizando a migração

Atenção!!! Se você ainda não possui o seu e-mail institucional, obtenha-o antes de prosseguir com o processo de migração.

Para realizar a migração, você precisa do seu e-mail institucional e da sua data de nascimento. Você deve assistir o vídeo tutorial “Treinamento | Migração para o Gmail: Alteração de Senha Inicial dos E-mails Institucionais da UFRRJ” e ler as informações do passo-a-passo.

No link do vídeo tutorial você encontrará 3 vídeos, APENAS o primeiro vídeo “Treinamento | Migração para o Gmail: Alteração de Senha Inicial dos E-mails Institucionais da UFRRJ” nos interessa.

Vídeo tutorial ( Treinamento | Migração para o Gmail: Alteração de Senha Inicial dos E-mails Institucionais da UFRRJ ):

 

 

Passo-a-passo

(Este passo-a-passo traz informações detalhadas do vídeo tutorial)

Atenção para a observação sobre a senha que deverá ser utilizada para logar no Google.

1 – Fazer login no site do Google (https://www.google.com.br/)
> Digitar o seu e-mail institucional (ex: fulano@ufrrj.br)
> Digitar a senha.
A senha será a sua data de nascimento, com oito dígitos e sem barras. Por exemplo, nasci em 12 de março de 2005 (12/03/2005), então, minha senha será: 12032005.

2 – Ler os termos da sua nova conta

3 – Criar uma nova senha. Não se esqueça de anotar sua nova senha.

4 – Verificar se está logado na conta.

 

Erro/Ajuda/Dúvidas

Erros que podem ocorrer:

– digitação do e-mail institucional errado (neste caso, verifique o seu e-mail).
– digitação da senha errada (lembrando que a senha deve ser a data do seu nascimento)
– o seu e-mail institucional ainda não foi configurado no Google, portanto, sua conta não será encontrada.

Caso ocorra algum problema no processo de migração, envie e-mail para erleycosta@yahoo.com.br.

> Em assunto, digite: “Turma X – Hospedagem – problema na migração”. O “X” é o número da sua turma.

> Informe nome completo, CPF, curso, turma, matrícula e data de nascimento.

> Informe o problema.

> Antes de enviar a mensagem, verifique se digitou os dados corretamente.

 

 

Atenciosamente,

Erley Cavalcante
Assistente de TI
CTUR/UFRRJ